Perguntas Frequentes:

P- Gostaria de saber se ao usar no teto do meu apartamento massa de gesso como revestimento eu tenho que selar e pintar ou se eu posso deixá-lo exposto?
R- É recomendável pintar com tinta de base acrílica ou PVA.
A massa de gesso deixa um acabamento muito bom, mas infelizmente não é resistene à água e a superfície pode ficar manchada com facilidade se houver alguma infiltração.

P-Se meu forro amarelou, o que devo fazer?
R:
1- Aplique duas demãos do fundo preparador de paredes ou fundo branco fosco, ambos da SUVINIL, diluídos com solventes a base de água raz e na proporção indicada pelo fabricante.
2- Espere 12 h (doze horas) para refazer a pintura.
3- Caso não siga estas recomendações seu forro amarelará novamente!
Se seu forro irá ser pintado pela primeira vez, siga os seguintes passos:
1- As junções do forro devem estar secas, isto é, a coloração deve estar semelhante a do forro, branca
2- Ou espere uma semana após a colocação do forro para pintar.
3- Aplique a massa corrida PVA em camadas finas e sucessivas até a perfeita regularização da superfície, o lixamento (lixa n° 120) da massa deve ser feito quando esta estiver bem seca , ou seja, 12 h após aplicação.
4- Para não gastar muito fundo preparador, pois este é muito caro, aplique após o lixamento uma demão de tinta (espere 4 h para aplicar o fundo preparador).
5- Aplique duas demãos do fundo preparador de paredes ou fundo branco fosco, ambos da SUVINIL, diluídos com solventes a base de água raz e na proporção indicada pelo fabricante.
6- Espere 12 h (doze horas) para à pintura.

P-Como devo pintar as molduras e outras peças fundidas em gesso?
R-Para pintura sobre molduras e sancas, siga as seguintes instruções:
1- Após estarem secas, faça o lixamento (lixa n° 120) e aplique uma demão de tinta, se observar algumas falhas após esta demão, corrija-as com massa corrida.
2- Siga o mesmo procedimento para a pintura em forros de gesso.

P-Caros amigos,
sou arquiteta e trabalho com obras. Estou passando por um problema relacionado ao gesso. Trata-se de um living amplo rebaixado com gesso convencional. Tal rebaixo possui 2 sancas e perímetro todo em negativo fechado.
Passaram-se 6 meses da execução e o mesmo está apresentando fissuras e mais fissuras a medida em que os dias seguem... isso ja dura 1 mês.
O que deve ser feito para que não seja apenas uma solução momentânea para o problema? Pelo o que vi, imagino que seja problema de dilatação, com um agravante de falta de homogeneidade na espessura das placas de gesso instaladas. O que me dizem?? Esta afirmação é pertinente?
Poderia ser também uma questão de insuficiência de tirantes de sustentação? Quem sabe devo abrir o negativo de todo o perímetro por causa da dilatação??

R-Algumas situações podem ter acontecido:
Pequena e insuficiente dimensão dos arames de amarraçao. Neste caso o forro nao será aproveitado, pois o problema se agravará;
Se o forro estiver sido amarrado em uma estrutura flexível, e nao ndiretamente à laje, é possível que este esteja acompanhando a oscilação da estrutura. Como a placa de gesso nao se deforma sem trincar, aparecerão as rachaduras. Nesta caso, perde-se o material para reexecução adequada da estrutura onde o forro será amarrado.
Verifique a existencia de vibrações no local, que pode ser por movimento de cargas, veículos, som, ou rajadas de vento. Elimine , se possível, o agente externo. Caso não possa, o forro em placs não é o mais adequado, podendo se utilizar o forro acartonado atirantado ou estruturado.

Volte Sempre.